Carregando agora

Metamorfose

Metamorfose (do grego, metabole, mudança, transmutação) – no fundo, no processo de metamorfose dos insetos, que passam de um mundo para o outro, é a vida que permite a junção desses dois mundos.

Casulos – metáfora do processo de transformação da vida e dos seres.
Para a artista, estes Casulos fazem parte de seu devaneio, de suas histórias e de mundos imaginários e, ao mesmo tempo, são objetos que refletem seu processo criativo.

A porcelana, manipulada pela ação do artista tendo como norte seu imaginário, submetida à ação do calor, materializa o ato que transcende a realidade, transformando-a em todos os sentidos. Transmuta seu criador e seu meio.

Os Casulos também foram onde a imaginação da artista habitou durante o processo de criação. Foi um refúgio seguro, onde pôde se arriscar e se lançar na metamorfose, construindo a possibilidade de materializar o imaginado.

O processo cerâmico nos oferece, de forma tão literal, um abrigo seguro para que as transformações necessárias ocorram. É algo único e notório. Uma comunhão com a matéria que, ao transformá-la, sentimos que nos transformamos – afinal, somos todos um único ser, oriundos da mesma matéria luminosa, uma unidade transcendental.

Metamorfose:
É um conjunto composto por 8 objetos de porcelana translúcida, moldados em forma com fibra de papel, barbante e tecido, e aplicação de esmaltes autorais e fibra de vidro queimados em forno elétrico a 1240 ºC.

Medidas aproximadas da instalação: 80×60 cm
Medidas aproximadas dos Casulos (que variam): maior: 16x15x5 cm; menor: 10x10x11 cm.
Os objetos são colocados sobre um suporte, como ilustra a fotografia.

Metamorphosis

Metamorphosis (from the Greek, metabole, change, transmutation) – in fact, in the process of metamorphosis of insects, which transit from one world to another, it is life that allows the combination of these two worlds.